Governança e Forma de atuação da RSDH

A RSDH possui as seguintes instâncias de governança, conforme figura:

Comitê dos Associados

O grupo das organizações e pessoas que compõem a Instância Máxima é denominado de Comitê dos Associados da Rede, que é formado por todos os coordenadores das 11 ICTs associadas da Rede, oriundas da Chamada Pública 01/2014 – MCTI/MCIDADES/FINEP/REDETEC e os que virão se integrar à Rede, como novos associados. Participam do Comitê dos Associados os membros do nível estratégico e do nível operacional da Rede.

Nível estratégico

O grupo das organizações e pessoas que compõem o nível estratégico é denominado de Comitê de Auxílio Técnico e de Desempenho (CAT) da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional.
O CAT da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional é responsável pela orientação e coordenação estratégica da Rede para o alcance dos seus objetivos estratégicos.

Nível operacional

O Nível operacional é formado por um grupo denominado Comitê de Coordenação e pela Secretaria Executiva da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional.

Comitê de Coordenação (Coordenação Técnica da Rede)

O Comitê de Coordenação da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional é responsável pela orientação e coordenação técnica da Rede, especialmente a condução das atividades vinculadas à garantia da qualidade dos serviços ofertados.

Secretaria Executiva (Coordenação dos Trabalhos em Rede)

A Secretaria Executiva da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional é responsável pela coordenação e execução dos trabalhos em Rede, bem como a infraestrutura e o apoio para o alcance dos seus objetivos estratégicos e operacionais.

A Secretaria Executiva da Rede (enquanto existir o Acordo de Cooperação nº 1481/13 (13.0332.00) com a FINEP), é de responsabilidade da Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

Grupos de Trabalho e Task Groups

Os trabalhos “em rede” da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional ocorrem através na configuração da seguinte organização abaixo:
GTs – Grupos de Trabalho – Os GTs são responsáveis por conceber e executar o Plano de Trabalho anual da Rede. Suas temáticas são oriundas do Plano de Negócios do período.

Os GTs da Rede Sibratec/DH são:

GT 01 – SGQ – Sist. Garantia Qualidade
TG 01.01 – Padronização, Manual Gestão
TG 01.02 – TR e Acompanhamento 17025
TG 01.03 – Capacitação (interno)

GT 02 – Protocolos de Ensaios para os Interlaboratoriais (diretrizes)
TG 02.01 -Durabilidade – Choque Térmico
TG 02.02 – Isolação Sonora (Campo)
TG 02.03 – Isolação Sonora (Laboratório)
TG 02.04 – Segurança Estrutural – Impacto, Peças Suspensas e Carga Vertical Excêntrica

GT 3 – Mercado
TG 03.01 – Procedimentos para Prestação de Serviços em Rede
TG 03.02 – Formatação Curso Mercado Externo
GT 04 – Políticas, Governança e Indicadores
TG 04.01 – Indicadores e Survey MCTIC
TG 04.02 – Política e Governança

GT 05 – Desenvolvimento Novos Conhecimentos
TG 05.01 – Roteiro Avaliação de Desempenho
TG 05.02 – Concreto
TG 05.03 – Revestimento de Fachada
TG 05.04 – Polímeros

Cabem aos GTs a responsabilidade de coordenar e harmonizar os resultados do TGs, de forma que os objetivos e diretrizes envolvidos na temática sejam cumpridos.

TG – Task Group – Grupos de trabalho que se reunem para realizar uma tarefa específica, em um curto período de tempo (máximo 30 dias), com entregáveis pré-determinados. Estão vinculados aos Grupos de Trabalho acima indicados.