Glossário de serviços ofertados pela Rede de Serviços em Desempenho Habitacional

Portfólio de Serviços da Rede Sibratec de Desempenho em Edificações Habitacionais (RSDH)

1. Avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho: Investigação sistemática, baseada em métodos consistentes, capazes de produzir uma interpretação objetiva sobre o comportamento esperado do sistema nas condições de uso definidas. A avaliação de desempenho busca analisar a adequação ao uso de um sistema ou de um processo construtivo destinado a atender uma função, independentemente da solução técnica adotada.

A avaliação de desempenho da NBR 15575 está baseada em um conjunto de diferentes métodos: análise de projeto, simulações, ensaios e inspeções de protótipos. Cada um desses métodos contribui de alguma forma à avaliação de desempenho de componentes, elementos e sistemas construtivos, onde de acordo com a ABNT NBR 15575:2013 tem-se:

Componentes – unidade integrante de determinado elemento da edificação, com forma definida e destinada a cumprir funções específicas, como exemplos citam-se: bloco de alvenaria, telha e folha de porta

Elementos – parte de um sistema com funções específicas. Geralmente, é composto por um conjunto de componentes, como exemplos citam-se: parede de vedação de alvenaria, painel de vedação pré-fabricado e estrutura de cobertura, e,

Sistemas – maior parte funcional do edifício. Conjunto de elementos e componentes destinados a cumprir com uma macrofunção que a define. Como exemplos citam-se: fundação, estrutura, vedações verticais, instalações hidrossanitárias, cobertura.

Os métodos de avaliação estão classificados, conforme a ANBT NBR 15575:2013, em:

1.1 Ensaios
Os ensaios têm papel de destaque na ABNT NBR 15575:2013 onde permitem que componentes, elementos e sistemas construtivos sejam avaliados em escala natural (1:1), nos laboratórios e em campo, reproduzindo as condições de exposição ambiental e de uso, sempre o mais próximo da realidade.

1.2 Simulação
A simulação computacional possibilita prever o comportamento em uso da edificação. A ABNT NBR 15575:2013 estabelece  que esse método seja utilizado para avaliar o desempenho térmico e lumínico, bem como no desempenho da segurança estrutural para estruturas de concreto e aço.

1.3 Inspeção em protótipo
A inspeção pode ser realizada em protótipos ou em edificações existentes, que possibilite a avaliação de desempenho por conhecimento das características do sistema. De acordo com a ABNT NBR 15575:2013, os requisitos que podem ter a avaliação de desempenho realizada por inspeção de protótipo são: segurança contra incêndio, segurança quanto ao uso e operação, desempenho lumínico, durabilidade e manutenibilidade.

1.4 Análise de projeto
A análise de projeto permite avaliar o desempenho do que está detalhado em plantas, modelos, memorial descritivo e manual do usuário. A avaliação deve ser de acordo com cada requisito de desempenho estabelecido na ABNT NBR 15575:2013. Na atual versão da Norma, apenas no desempenho acústico não é estabelecida a avaliação de desempenho por análise de projeto.

O quadro I apresenta os requisitos de desempenho correlacionados aos métodos de avaliação de desempenho estabelecidos na NBR 15575.

2. Avaliação de desempenho

Aqui, os serviços prestados pela Rede estão divididos em quatro grandes grupos:

2.1 Apoio ao desenvolvimento de produto inovador ou não
O apoio ao desenvolvimento de produto é destinado a fornecedores/fabricantes com objetivo de dar suporte a quem tenha interesse em aprimorar ou introduzir no mercado componente e/ou, elemento e/ou sistema construtivo para edificações habitacionais. A Rede de Serviços de Desempenho Habitacional analisa o potencial da ideia/inovação, ou dá suporte para adequação de produtos já existentes, através da avaliação do produto para o atendimento aos requisitos de desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15575:2013.

2.2 Desenvolvimentos de projeto
O apoio ao desenvolvimento de projeto é destinado às incorporadoras e/ou construtoras de edificações habitacionais com o objetivo de dar suporte para a aplicação do conceito de desempenho no processo de desenvolvimento do projeto. O objetivo principal desse apoio é garantir que o empreendimento atenda ao desempenho estabelecido na ABNT NBR 15575:2013.  As atividades de apoio desenvolvidas pela Rede de Serviços de Desempenho Habitacional dão suporte ao processo de desenvolvimento do projeto com a incorporação do conceito de desempenho a partir da especificação de componentes, elementos e sistemas construtivos por desempenho e apoia na  compatibilização de projetos.

2.3 Apoio à execução da obra
O apoio à execução da obra é destinado às incorporadoras e/ou construtoras de edificações habitacionais, com o objetivo de dar suporte durante a execução da obrar, de acordo com as boas práticas e com a ABNT NBR 15575:2013 Esse apoio tem como objetivo melhorar a aplicação do conceito de desempenho durante as ações de execução inserindo o conteúdo de desenvolvido nos projetos (por desempenho) e apoiando a avaliação de conformidade.

2.4 Apoio na pré-entrega da obra
O apoio na pré-entrega da obra  é destinado às incorporadoras e/ou construtoras de edificações habitacionais com o objetivo de avaliar o produto antes da entrega para o usuário. de acordo com as boas práticas e com a ABNT NBR 15575:2013. Isso possibilita às empresas terem a comprovação do real desempenho da edificação, proporcionando conhecer o comportamento da edificação que será entregue aos usuários.

3. Capacitação

Os serviços de capacitação ofertados pela Rede de Serviços de Desempenho Habitacional envolvem a concepção e oferta de cursos, seminários, workshops e outras atividades de treinamento visando o desenvolvimento de recursos humanos quanto ao conceito de desempenho, práticas de gestão de desempenho, procedimentos de análise de projetos e de dados de ensaios sob a ótica de desempenho, além de treinamentos específicos sobre natureza, realização e interpretação de ensaios de desempenho. Outras atividades de capacitação sob demanda podem ser elaboradas.